Marketing

Brading: Aprenda a criar a sua paleta de cores pra o seu negócio!

Como alguns de vocês que me seguem lá no Instagram já sabem, este ano me formo em Marketing Digital então resolvi trazer um Post sobre alguns conteúdos voltados ao Nicho do Marketing.

Para ser notado nas Mídias Digitais é fundamental que seu negócio contenha uma identidade visual definida (Brading).

No Feed do instagram por exemplo a maioria das marcas que trabalham com conteúdo e produtos usam cores, detalhes e fontes que potencializam e atraem a atenção de seus possíveis clientes.

É fácil entender que um design bonito vai atrair muito mais consumidores virtuais para seu negócio. Por isso, utilizar as cores corretas, de acordo com público-alvo, e a identidade visual da marca, pode ser de extrema eficiência para sua empresa. Mas é preciso conhecer melhor o significado de cada uma delas para que isso seja realmente eficaz, Confira!

Foque no seu Público

Durante a seleção de cores e imprescindível que você escolha tons que tenham como objetivo o público que você deseja atingir. Existem alguns estudos que nos informam as cores para cada público alvo, por exemplo:

  • Público Feminino: Cores em tons Pasteis, tons claros, tons dinâmicos, serão bem aceitos.
  • Público Masculino: Cores Frias, tons monocromáticos e tons suaves.

Está e uma pesquisa consultada no site Neil Pastel, sobre a preferência de cores por público. Contudo, vale notar que todo negócio humanizado tem valores e este e o segundo tópico que vai te ajudar a definir uma paleta corretamente, veja abaixo:

Cores quentes (vermelho, laranja, amarelo)

Nós associamos as cores quentes com o calor do fogo, da luz do sol e por isso elas transmitem energia.

O vermelho é estimulante, apaixonante, até mesmo um pouco agressivo; enquanto o laranja é lúdico, quase que infantil; já o amarelo exala alegria e suavidade. Juntas, cores quentes evocam sentimentos de conforto, carinho e felicidade.

Rosa e roxo

Caso seu produto tenha uma doce fragrância ou gosto, ou passe sensação de delicadeza, Eiseman sugere o uso de cores como o rosa bebê, lavanda, lilás e pêssego. Cores claras românticas, delicadas e femininas.

Já o roxo significa espiritualidade e, quanto mais escuro, mais majestoso e exuberante. Se você deseja passar um clima zen, de transcendência, tente usar mais tons de lilás.

Cor preta

Preto personifica elegância, luxo, prestígio e sofisticação; pense no cartão de crédito preto da American Express, no traje black-tie e em limusines pretas. A cor preta também significa poder, autoridade e força – talvez seja até um pouco intimidativa.

Eiseman sugere uma combinação de cores poderosas, como o preto associado a outra matiz, como amarelo, azul escuro, ou um cinza tipo carvão vegetal.

Cores frias (azul e verde)

A cor azul normalmente transmite confiança e segurança, mas dependendo da sua matiz, ela também pode significar drama (azul royal), infância (azul bebê), ou luxo (tiffany blue).

Verde é geralmente associado à natureza e plantas, por isso a ideia de frescor. Dependendo do tom, ele também transmite exuberância e elegância (verde esmeralda), calmaria (verde mar), ou energia.

Cores neutras

Cores neutras são representadas pelos cinzas, beges, cremes e taupe. As cores neutras são consideradas clássicas, transmitem confiança, são atemporais, uma vez que são associadas com a durabilidade de edifícios antigos e monumentos. Caso seu objetivo seja passar confiabilidade e durabilidade da sua marca, tente usar tons neutros – ao contrário de cores da moda, elas nunca caem em desuso.

Um comentário em “Brading: Aprenda a criar a sua paleta de cores pra o seu negócio!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s