Dicas de Cabelos

Cauterização Capilar: o que é e como fazer?

Oii Gente!!! está semana eu abri uma caixinha de dúvidas lá no meu Instagram , na caixinha perguntei qual a maior dúvida quando o assunto e tratamento capilar. Então seguindo grande parte das respostas hoje vim falar um pouco sobre CAUTERIZAÇÃO CAPILAR.

A cauterização capilar é um procedimento que reconstrói os fios, acabando com o frizz, reduzindo o volume, e promovendo a suavidade, hidratação e brilho dos fios.

Ela tem como base a queratina uma proteína que compõe 90% do fios do nosso cabelo. No cabelo é a queratina que garante a força, elasticidade e protege a fibra capilar do ambiente externo.

Quando fazer Cauterização Capilar?

Os cabelos naturalmente produzem queratina, mas sempre que os submetemos a algum tipo de agressão, seja química (como um relaxamento) ou mecânica (como a ação do secador, por exemplo), eles perdem um pouco dessa importante proteína.

A falta de queratina nos fios faz com que as cutículas dos cabelos fiquem abertas, o que acelera a perda de água, vitaminas, nutrientes e de mais queratina. Com o tempo, os cabelos se tornam cada vez mais frágeis e sem vida.  

Nesse momento é fundamental repor a queratina perdida, e o processo ideal para isso é a cauterização capilar.  A cauterização pode ser necessária sempre que você notar fios quebradiços, porosos, ásperos e ressecados.

Eu particularmente tenho evitado ao máximo o uso de fontes de calor (Chapinha, secador, babyliss) porque mesmo cuidado do cabelo o uso frequente destas ferramentas prejudicam demais os cabelos.

Eu sei que em alguns casos e impossível não utilizar essas ferramentas, mas ai nesta situação eu oriento que você realize as etapas do cronograma capilar toda vez que você for lavar os cabelos e sempre utilizar um bom protetor térmico. Temos alguns no mercado com preço viável e que protegem muito bem os cabelos.

Bom, voltando a cauterização este tratamento pode ser incluído na etapa de Reconstrução Capilar pois ele vai reforçar e preencher a estrutura dos fios, recuperando a sua densidade e reparando os danos causados pela química (para quem faz alisamentos, progressiva, botox etc..) e até para quem não faz e excelente pois vai ter o efeito de cabelo macio, sedoso e com muito brilho.

Para que serve a Cauterização Capilar?

  • Fios com cutículas muito abertas;
  • Cabelos que passaram por alisamentos e precisam prolongar o efeito entre uma química e outra;
  • Fios que estejam ressecando com facilidade;
  • Fios com muito frizz;
  • Fios sem brilho / opacos.
  • Fios fragilizados e/ou com danos;

A cauterização pode ser feita de várias formas, aplicando queratina ou com máscaras prontas.

Eu utilizo a máscara da Eudora, ela e super fácil de aplicar podendo ser utilizada durante o Banho, e extremamente cheirosa e cumpre o objetivo de deixar o cabelo macio e recuperado. Vou deixar aqui em baixo algumas opções de máscaras com o objetivo de cauterizar os fios.

Cauterização capilar em casa: passo a passo

 Lave os fios

O primeiro passo para a cauterização capilar caseira é lavar os fios com um shampoo de limpeza profunda. Aplique o produto sobre o couro cabeludo, massageie suavemente com as pontas dos dedos e enxágue. Repita a operação para um melhor resultado.

Produtos para a cauterização

Aplique a Queratina Líquida lembrando que e importante não exceder na quantidade e após seque apenas 70% do cabelo para evitar a desidratação dos fios. 

Em seguida inicie a cauterização aplicando um protetor térmico. Na sequência, pranche os fios e finalize o procedimento com um óleo capilar.

Passe a prancha mecha a mecha, com um pouco de pressão e velocidade. Se quiser fazer cachos, passe a prancha duas vezes em cada mecha, uma vez para esquentar a fibra capilar e outra para modelar.

Lembrando que e preciso controlar a temperatura da prancha, usando no máximo 190°C para evitar o excesso de calor.

Espero que tenham gostado desta super dica, se você faz cauterização nos fios ou já fez deixe aqui o seu comentário ou sugestão de temas.

Beijão!!! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s