Dicas de Cabelos

Tudo sobre Umectação Capilar

A umectação nada mais é do que um tratamento realizado à Base de óleo vegetal, ou Óleo em creme tendo como objetivo nutrir os fios, e acima de tudo, repor a oleosidade necessária e recuperar madeixas danificadas por diversos fatores, entre eles as químicas.

Hoje também e possível fazer a umectação com Óleo em creme para aquelas pessoas que como eu não gostam da consistência do óleo etc… Eu utilizo o Creme da Marca Dabelle.

Benefícios de umectar os cabelos

Dentre seus inúmeros benefícios, estão:

  • Redução da quebra;
  • Diminuição do frizz;
  • Eliminação da formação de nós;
  • Redução do atrito entre os fios;
  • Combate ao ressecamento e a porosidade;
  • Fortalecimento da fibra capilar;
  • Toque mais suave;
  • Cabelos mais brilhantes;
  • Fios mais lindos.

Os melhores óleos vegetais para umectação

Para fazer a umectação, é importante contar com óleos 100% vegetais. Se você ainda não sabe qual usar, veja alguns tipos de óleos e escolha o seu preferido:

– Óleo de Rícino: um dos queridinhos de quem faz o tratamento, além de estar entre os mais potentes. Surpreendentemente, ele hidrata e recupera cabelos quebradiços, danificados e com queda. Sobretudo é um excelente auxiliar no combate a caspa e a oleosidade. Contém ainda vitamina E, ácidos graxos, ômega 6 e ômega 9.

Óleo de Coco: também está entre os mais usados. Rico em vitamina K, vitamina E, ácidos graxos e ferro, a umectação com óleo de coco penetra profundamente na fibra capilar, desse modo protege os fios e retém sua umidade natural. Certamente, o resultado é um cabelo mais sedoso, brilhante e macio.

Óleo de Argan: contém vitaminas A e D que são fundamentais na recuperação e nutrição dos fios. Sua ação antioxidante ainda rejuvenesce e trata a fibra capilar, afinal é um óleo extremamente nutritivo.

Óleo de Girassol: para quem deseja diminuir o frizz, combater as pontas duplas, dar brilho e maciez para o cabelo, esse óleo é a escolha certa. Além disso, ainda ajuda a proteger os fios de ações externas, como cloro e sol, por exemplo.

 Óleo de Oliva: a umectação com azeite contém alta concentração de nutrientes e possui antioxidantes portanto, combatem o envelhecimento precoce das células capilares.

Maneiras de fazer a umectação

Há algumas formas bem comuns de se fazer a umectação. Então, anota aí e bora colocar em prática, hein?!

1º passo: antes de lavar os fios, aplique o óleo vegetal (ou Óleo em creme) de sua preferência mecha por mecha, enluvando o comprimento e massageando o couro cabeludo para ativar a circulação;
2º passo: deixe o produto agir por 30 minutos;
3º passo: após o tempo de ação, lave os cabelos com uma linha de tratamento que você já está acostumada.

Umectação noturna

1º passo: aplique o óleo vegetal de sua preferência mecha por mecha, enluvando o comprimento e massageando o couro cabeludo para ativar a circulação;
2º passo: logo após, remova o excesso de óleo com uma toalha e, em seguida, coloque uma touca de banho (não pode ser térmica, ok?) ou uma camisa. Durma então com o produto– ele vai agir durante o sono;
3º passo: na manhã seguinte, enxágue os cabelos com água morna (ou fria!) e lave duas vezes com o shampoo de sua preferência. Depois, aplique um pouco de condicionador nas pontas;
4º passo: ao sair do banho, retire o excesso de água dos fios, e então, aplique um creme para pentear para facilitar o desembaraço das madeixas e proteger os cabelos contra agentes externos, como o sol e poluição, por exemplo. E por fim, você vai notar o resultado assim que os fios começarem a secar.

Quantas vezes na semana posso fazer umectação?

Normalmente o processo é feito a cada 10 dias, entretanto, se o seu cabelo é cacheado ou afro, você pode e deve fazer a umectação uma vez por semana já que esse tipo de fio tende a ressecar com mais facilidade. Lembrando que apenas uma aplicação pode não fazer muita diferença, certo?! Portanto, repita o tratamento mais vezes.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s