
Olá Girls e Boys, tudo bem?
Hoje vim falar um pouquinho sobre as tranças afro, elas estão em alta e além de levar muito estilo para o visual de quem as usa, ainda são conhecidas por ser um recurso que ajuda o cabelo a crescer. O problema é que acordar sempre com o visual pronto para sair pode dar a falsa impressão de que os fios não precisam de cuidados: um erro que pode levar à quebra e outros danos quando as tranças forem retiradas.
Existem diversos modelos de tranças como:
- Tranças box braids ponta amarrada
- Tranças box braids com ponta fina
- Tranças chanel de bico
- Tranças nagô / Raiz
- Tranças box braids com rabinho
- Tranças crochet braids
- Tranças twist.
Eu me aventurei a testar a Trança Raiz (Nagô/ Rasteira) somente no topo da cabeça, e fiquei apaixonada porque ela é muito mais do que um penteado cheio de estilo, é uma herança histórica e cultural! Tradicionalmente usadas pelas mulheres africanas é um símbolo do poder e força das mulheres crespas e cacheadas.

A trança raiz também pode ser uma importante aliada durante a transição capilar, período no qual o cabelo apresenta duas texturas: a natural, próxima das raízes, e a quimicamente tratada, no comprimento e pontas.
Essas tranças afro podem ser feitas apenas com os cabelos naturais, ou complementadas por fios sintéticos.



Cuidados:
A lavagem da trança deve ser feita uma vez por semana com shampoo neutro. O produto precisar ser aplicado nas raízes e retirado com água em abundância. É imprescindível secar as tranças muito bem para que, dessa forma, evite a procriação de fungos e bactérias.
Além disso, evite condicionadores e outros produtos que podem deixar os cabelos oleosos enquanto estão presos.
Alguns especialistas indicam que o ideal é deixar os cabelos alguns dias soltos entre uma manutenção e outra. Pois nesse período os fios devem ser hidratados, nutridos e aparados, se for o caso.
Na hora de dormir, uma dica de ouro é usar uma touca ou fronha de cetim. O material diminui o atrito entre as tranças e o travesseiro portanto, ajuda a preservar o cabelo trançado por mais tempo.
Evite chapéus e outros acessórios que fiquem em contato direto com as raiz e possam deixar os cabelos arrepiados.
E você já se aventurou no mundo das tranças? me conta nos comentários… Beijão….